VISITANTES

sábado, 22 de janeiro de 2011

10 COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR


Competências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua

1. Organizar e animar situações de aprendizagens
• Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem.• Trabalhar a partir das representações dos alunos.• Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem.• Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas.• Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
2. Gerir a progressão das aprendizagens
• Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos.• Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário.• Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.• Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa.• Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
• Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe.• Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto.• Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade.• Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho
• Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança.• Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.• Oferecer atividades de formação opcionais, à Ia carte.• Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
5. Trabalhar em equipe
• Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.• Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões.• Formar e renovar uma equipe pedagógica.• Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais.• Administrar crises ou conflitos entre pessoas.
6. Participar da gestão da escola
• Elaborar, negociar um projeto da escola.• Gerir os recursos da escola.• Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros escolares, (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem).• Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos.
7. Informar e implicar os pais
• Animar reuniões de informação e de debate.• Conduzir entrevistas.• Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos.
8. Utilizar tecnologias novas
• Utilizar softwares de edição de documentos.• Explorar as potencialidades didáticas do softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino.• Promover a comunicação a distância através da telemática.• Utilizar instrumentos multimídia no ensino.
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
• Prevenir a violência na escola e na cidade.• Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.• Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas.• Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe.• Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
10. Gerir sua própria formação contínua
• Saber explicitar as próprias práticas.• Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.• Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede).• Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino ou do DIP.• Acolher e participar da formação dos colegas.

Philippe Perrenoud

Nenhum comentário:

Postar um comentário