VISITANTES

sábado, 17 de setembro de 2011

O que são sequências didáticas?





As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.
As sequências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?

Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.

Professores,

Para realizar uma sequência didática eficaz para o ensino de gêneros textuais, sugerimos:

• Propor que seus alunos produzam uma escrita inicial, sem maiores estudos prévios, que permita a identificação do grau de conhecimento que eles já possuem.

• Planejar o ensino considerando o conhecimento que os alunos já tem sobre o gênero

• Fazer perguntas que problematizem os conteúdos a serem aprendidos com esse estudo, aproximando o que os alunos devem aprender das vivências que eles têm

• Propor desafios que possam ser vencidos pelos alunos. Esses desafios não devem ser muito fáceis, nem muito difíceis.

• Propor e incentivar o levantamento de hipóteses sobre os elementos do gênero estudo ( o conhecimento sobre o tema, sua forma própria de composição, seus elementos característicos), ouvir essas hipóteses e valoriza-las.

• Ampliar a discussão sobre os aspectos do gênero, com finalidade de comprovar hipóteses levantadas

• Organizar pesquisas sobre o tema do gênero, para favorecer o domínio do conhecimento necessário pelos alunos.

• Dar informações sobre aspectos próprios do gênero em estudo.

• Organizar e sistematizar as descobertas e conhecimentos, realizando uma escrita coletiva com você no papel de escriba da turma

• Propor uma escrita individual a partir de um roteiro própria para o gênero

• Orientar o aluno para a auto avaliação de sua escrita (em seguida, veja o roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo)

• Avaliar a escrita dos alunos e interferir quando necessário, para garantir a aprendizagem de todos, de acordo com as possibilidades de cada um.

Roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo-argumentativo


• Colocou o leitor a para da questão a ser discutida?

• Tomou uma posição diante desta questão?

• Utilizou argumentos que possam convencer o leitor?

• Usou expressões que introduzem argumento (como, pois, porque, de acordo com, segundo, etc)

• Utilizou argumentos de autoridade e/ou exemplo?

• Usou expressões adequadas para introduzir a conclusão (então, assim, portanto, deste modo, etc)

• Conclui o texto reforçando sua posição?

• No final, fez uma síntese das ideias, reforçou a posição assumida?

• Verificou se a pontuação está correta?

• Lembrou-se de iniciar com letra maiúscula os nomes próprios, inícios de parágrafos ou em palavras que vêm depois do ponto final?

• Corrigiu os erros ortográficos?

• Escreveu com letra legível para que todos possam entender?



Nenhum comentário:

Postar um comentário